“ANA CRISTINA - UMA ESTRELA DA CIA. DE DANÇA ATMOSFERA BRILHANDO NOS PALCOS EUROPEUS”.
Ana Cristina/Hanna Aisha |
Aqui na cidade um grupo de quatro dançarinos selecionados e preparados pelo “Balé Afro de São Vicente” foi enviado a Itália no dia 27 de abril deste ano para fazer uma turnê de quatro meses com o Grupo Street Brasil Show dos empresários Cito Giuseppe e Kelly Marques por vários países da Europa.
Renata Damasco (Casa Verde - São Paulo), Diego Anselmo (Pirituba – São Paulo), Flávia Cristine (Praia Grande – Litoral Paulista) e nossa Ana Cristina (Praia Grande – Litoral Paulista).
Ela é uma simpatia, e todos que convivem com essa sagitariana sabem quanta energia ela tem.
Nascida no Recife (PE), Ana matou um pouquinho as saudades da terra natal na conexão que fez com saída de São Paulo na viajem para a Europa.
Desde muito jovem se dedica a dança e construiu sua história com muito suor e dedicação.
STREET BRASIL SHOW (Flávia Cristine, Ana Cristina, Diego Anselmo, Renata Damasco e Elidaiane Almeida |
Seu namorado, também dançarino e coreógrafo, Wedres Jesus é um incentivador e parceiro nesta jornada. Apesar da distância e da imensa saudade, ambos se apóiam e isso faz muita diferença na carreira de qualquer dançarino.
Todos nós estamos orgulhosos desta “pequena notável “que nunca desistiu de lutar por seus sonhos. E agora nos conta um pouco da sua trajetória nesta entrevista.
Cia. de Dança atmosfera (Salto - 2011) |
Dançarinos de SV: Quanto tempo você dança Ana?
Ana Cristina: Danço desde os dois anos de idade.
Dançarinos de SV: Quando você começou a dançar e como foi?
Ana Cristina: Comecei a dançar em grupo no ano de 1997, na Cia. De Dança Fator, que na época se chamava Street Factor.
foi uma realização, pois eu era fã do grupo.
Dançarinos de SV: Quem te incentivou?
Ana Cristina: A dança sempre fez parte da minha vida, mas quem me incentivou a dança de rua foi minha amiga e parceira de grupo na época Márcia Santos.
Dançarinos de SV: Quais os grupos que você participou?
Ana Cristina: Bom, meu primeiro grupo foi Cia. Fator Dança de Rua, depois Lambaeróbica Sambahia, Cia. de Dança Star Night de praia grande, Studio Nefertiti praia grande, Dança de Rua do Brasil feminino santos, Cia. de Dança Atmosfera e Studio Osíris Santos (atual).
Dançarinos de SV: Lembra de algumas premiações? Quais foram as mais importantes para você?
Ana Cristina: Todas foram importantes, pois foi muito aprendizado... Mas as que tocaram muito foram: MAPA CULTURAL PAULISTA, GINASTRADA, DANÇAR A VIDA, DANCARTE, RIBEIRÃO DANÇAS e BALNEáRIO CAMBORIU DANÇAS.
Dançarinos de SV: Você tem algum ídolo na dança? Quem?
Ana Cristina: Sim... Michael Jackson. foi nele que encontrei o incentivo para dançar! Mas, atualmente,sou muito fã da Parris Goebel “Request Crew".
Dançarinos de SV: Alguma vez você pensou em parar de dançar? Por quê?
Ana Cristina: No princípio, quando eu ainda era novinha e minha família reclamava que eu não parava em casa e que eu só gastava dinheiro.
Chorava sempre, mas decidi que isso era o que eu queria pra minha vida inteira e nada nem ninguém ia me fazer desistir. Sempre respeitando minha mãe, mostrei a ela que isso era o que eu amava e graças a Deus. Depois de muita luta, ela me apoiou. Hoje em dia ela é só felicidade.
Dançarinos de SV: O que te motivou a seguir em frente?
Ana Cristina: A certeza de que era pra isso que eu tinha nascido, pra dançar! Foi esse o dom que Deus me deu, é o que eu sei fazer...
Formatura do Studio Osíris 2011 |
Dançarinos de SV: Você pode compartilhar conosco algumas curiosidades que aconteceram com você na carreira?
Ana Cristina: Nossa... (risos). Já fiz tanta coisa... Fui bailarina de palhaço, ajudante de mágico, já fui duende, já fui anjo, fiz de tudo... Cada trabalho pra mim é uma história nova pra contar.
Dançarinos de SV: Fale sobre os seus grupos atuais e sobre os seus trabalhos com dança no Brasil:
Ana Cristina: Bom a Cia. de Dança Atmosfera eu já tinha feito parte a 15 anos atrás, inclusive ajudei o Alessandro Cardoso a escolher o nome do grupo. Dancei pouco tempo com eles. Pois, eu dançava no Fator... Em 2009 retornei ao grupo onde estou até hoje!
já dancei em vários estados do Brasil, assim como vários campeonatos e canais de televisão.
Dancei dois anos no Balé do Programa Criança Esperança da TV Globo, fui para o Programa da Eliana na Record, participei do Programa Qual é o Seu Talento do SBT.
Fiz dois anos a Encenação da Vila de São Vicente, fiz parte da Festa da Força Sindical na Paulista e participei de vários campeonatos como:
Fesadan, balneário comburiu danças, dançarte- salto, barra bonita, festival da cidadania, pda, festival de dança de franca-sp, ribeirão preto, litoral fest Dance, entre outros.
Não só com dança de rua, mas também com dança do ventre e teatro.
Dançarinos de SV:: Depois de um mês na Itália você já fez alguns shows aí e em outro país no Cassino Aurora na Eslovênia. Conte um pouco sobre esta nova etapa na sua carreira. O que você está vivendo?
Ana Cristina: Acho que é o sonho de todo bailarino dançar fora do país, pois, a dança no Brasil é muito desvalorizada. Por mais que nos esforcemos e lutemos para o reconhecimento o caminho é duro e árduo... Muitos param, e vão a luta de outra forma.
A diferença que vejo é que aqui eles têm mais respeito, somos tratados como artistas realmente.
Sei que tudo o que estou vivenciando a cada dia será de muito valor quando eu retornar ao Brasil.
Dançarinos de SV: Quais são seus planos para o futuro próximo?
Ana Cristina: Bom, quero voltar ao Brasil e concretizar meus planos de dar aula de dança do ventre e street dance. Fazer muitos cursos e trabalhar apenas com a dança!
Com os Empresários Cito Giuseppe e Kelly Marques (centro) |
Ana Cristina: Nada é fácil e principalmente a dança, gastamos muito, batemos muito a cabeça, mas se você ama a dança realmente, e é pra isso que você nasceu, vá a luta!
Acredite sempre no seu pontecial. Estude bastante, pois conhecimento nunca é demais, e acima de tudo seja humilde!
Dançarinos de SV: Agora deixe uma mensagem para os seus companheiros de dança no Brasil:
Ana Cristina: Família Atmosfera, estou com muitas saudades de vocês. Mesmo longe eu estou torcendo muito por vocês!
Família Osíris... Saudades de vocês minhas “deusas”.
Um beijo muito grande para os meus dois queridos coreógrafos Alessandro Cardoso e Jannah El Havanery.
Beijos e fiquem na paz!
ANINHA
Dançarinos de SV:Ana Cristina, nós agradecemos por contar um pouco da sua história.
Por Alabá Bispo
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário